1ª Feira Municipal de Saúde trabalhou com a união de todos para a prevenção de doenças

Evento superou as expectativas e Secretaria pretende ampliá-lo para as próximas edições

Imprensa/Prefeitura

A Feira Municipal de Saúde teve como slogan de sua edição inaugural o lema “cuidar da saúde: união de todos”. E a mensagem foi seguida à risca no domingo (23), na Praça da Matriz, onde 22 stands trataram de diversos temas relacionados à prevenção de doenças, tais como dengue, diabetes, hipertensão e obesidade, além da exposição dos oito remédios da natureza, a idade biológica, dentre outros.

No total, pouco mais de 100 colaboradores da Prefeitura e outros 120 voluntários da igreja adventista trabalharam no evento. Segundo balanço feito pela Secretaria de Saúde, aproximadamente 900 pessoas foram atendidas ao longo do dia. A Feira estava programada para ir das 10h às 16h, mas teve duração estendida até 17h.

Dentre os serviços oferecidos, exame de glicemia, aferição da pressão arterial, orientações sobre saúde da mulher, do homem, da criança e do idoso, prevenção contra DST, orientações de primeiros socorros com a equipe do SAMU, dicas de alimentação saudável, massagem e limpeza de pele e exposição de materiais confeccionados pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

As pessoas que compareceram também tiveram a oportunidade de aprender um pouco do alfabeto de libras com o grupo Gestos de Amor, receberam abraços das crianças do Clube Aventureiros e Desbravadores, uma ação ligada à humanização do atendimento de saúde, e assistiram às danças do grupo Bem Viver Melhor Idade. Outra atração da Feira foi a inscrição para o curso “como parar de fumar em 5 dias”, que teve grande adesão e está acontecendo ao longo da semana.

Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Lopes, o mais emocionante foi a alegria com que todos trabalharam, apresentando muita criatividade na abordagem dos temas: “Foi muito legal ver a união dos profissionais de saúde com os voluntários, população, jovens e crianças. Todos muito alegres durante o trabalho”, ressaltou.

Lopes disse que a intenção é ampliar o evento para as próximas edições e fez questão de agradecer a todos os participantes da Feira: “Meus agradecimentos a todos os envolvidos direta ou indiretamente, como os departamentos de Limpeza, Esportes e Promoção Social, Guarda Civil Municipal, Clube Aventureiros e Desbravadores, equipe do curso ‘como parar de fumar em 5 dias’, todos os colaboradores da Saúde e os jovens adventistas voluntários.

A Feira Municipal de Saúde é organizada pela Prefeitura de Socorro através da Secretaria de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde APaC (Igreja Adventista do 7º Dia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *