Socorrenses estiveram em Valinhos participando da oficina preparatória para operação estiagem

Otávio de Assis
Imprensa/Prefeitura

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Meio Ambiente, Saúde e Recursos Hídricos, continuam com as Oficinas Preparatórias para a Operação Estiagem (OPOE).

Nos últimos dias 26 e 27 de maio próximo passado, foi realizado um treinamento em Valinhos. E lá estiveram representantes do município de Socorro, Lourenço do Prado, Coordenador da Defesa Civil, Rogério Rocha, Agente de Saúde, Carlos Vido, Agente de Saúde, Orlando da Conceição Filho e Dirceu Alves (Almoxarifado/Prefeitura), Benedito Godoi (Limpeza/Prefeitura) Cilene Maria da Cunha Gomes,  Segurança do Trabalho, Denilson Torricelli, Guarda Civil Municipal.

A cerimonia de abertura contou com a presença do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, do Presidente da Câmara de Valinhos, Rodrigo Toloi, do Coordenador Regional de Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado Fernandes, do Coordenador Municipal de Defesa Civil de Valinhos, Edilson Bruscalin, do Chefe de Habitação de Valinhos, Odeismar Brito e do Comandante Interino do 19º Grupamento de Bombeiros, Major Eduardo Luis Tavares.

No dia 26 na Câmara Municipal local foram discutidos temas como, políticas estaduais de proteção e defesa civil, operação corta fogo (prevenção de combate a incêndios florestais), orientações de como criar um plano preventivo para estiagem, fiscalização e eliminação de queimadas e incêndios florestais, situação da dengue na região e sobre a importância da formação regional de brigadistas e sua forma de acionamento.

No dia seguinte (27) foi inteiramente dedicado ao Corpo de Bombeiros quando ministraram aulas praticas para a formação de brigadistas, oportunidade em que os participantes de diversas localidades estiveram trajados com roupas e calçados confortáveis e leves, que possibilitaram movimentos.

Segundo Lourenço do Prado, ficou estabelecido que os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios, que se compõem de 05 abafadores para incêndio, 02 bombas Costal Flexível, 05 pares de luvas de raspa, 02 Enxadões, 05 facões com bainha, 05 óculos, 02 lanternas e 05 cantis.

Para que Socorro possa receber o referido kit estiagem precisa estar apto obedecendo  o atendimento de seis  itens. “legislação de criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC), portaria de nomeação dos membros da COMPDEC, no mínimo 5 integrantes da Prefeitura capacitados como brigadistas, podendo ser formados durante a oficina dos dias 26 e 27 de maio, cadastramento da Defesa Civil Municipal no SIDEC – página da Defesa Civil Estadual, apresentação do diploma que o Corpo de Bombeiros vai] emitir ao município com o nome dos cinco ou mais participantes da Oficina, oficio do presidente solicitando o kit Estiagem a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil”, esclarece Lourenço do Prado.

20150527-0032

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *