A Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga recebe o Projeto “Congada | congadinha”

A bela cidade de São Luiz do Paraitinga realiza todos os anos sua já tradicional “Festa do Divino Espírito Santo”, a “Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo” de Socorro apresentou-se dentro da programação da Festa no domingo passado (24/05).

Nossa congada participou do encontro de Congadas, Maracatus, Cavalos Marinho e Moçambiques no início da manhã, tendo tido enorme sucesso. Logo após a Missa Solene na Matriz, ela acompanhou pelas ruas do Centro Histórico da cidade a Procissão do Mastro do Divino Espírito Santo, que sai da Matriz e vai até a Igreja de nossa Senhora do Rosário, onde ele é hasteado.

Tanto essa viagem como a que foi realizada pela nossa Congada no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida dia 11 de abril passado, fazem parte das ações do projeto “Congada | congadinha”, do qual um dos principais objetivos é fortalecer e transmitir a cultura caipira entre gerações.

Nesse sentido o projeto prevê a realização de 8 oficinas em torno da congada, que vão acontecer entre os dias 14 e 23 de junho próximo em duas Escolas Municipais : Rubins e CEMEI; duas Escolas Estaduais : Moraes (E E José Dini) e Oratório (E E Josephina); duas Escolas Particulares : Instituto XV de Agosto e Colégio SOS Objetivo.

Duas oficinas abertas ao público em geral serão realizadas na Biblioteca Municipal dia 24/06 às 9h; e dia 25/06 às 14h.

Esse projeto está sendo realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e do Programa de Ação Cultural- ProAC 2014; a associação e editora ITC, Totem Musicais, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura e Biblioteca Municipal.

Para conhecer mais sobre as Congadas e o projeto “Congada, congadinha”, visite o site: www.totemcultural.org.br

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *