A Secretaria Municipal de Cidadania de Socorro informa que estão abertas as inscrições para cursos online gratuitos pelo programa PRONATEC

A Secretaria Municipal de Cidadania de Socorro informa que estão abertas até sexta-feira, dia 20 de outubro, as inscrições para mais de 50 cursos online gratuitos de qualificação profissional, pelo programa PRONATEC Oferta Voluntária. São mais de 870 mil vagas destinadas a pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais, do Governo Federal, e que tenham mais de 15 anos.

As aulas têm início previsto para 30 de outubro e término estimado em 29 de março de 2018. Os cursos têm duração que varia de três a cinco meses. Para se inscrever, é necessário acessar o Portal Progredir, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), pelo endereço www.mds.gov.br/progredir. Ao efetuar a inscrição, o aluno estará pré-matriculado no curso escolhido.

A confirmação da inscrição será enviada ao candidato, no e-mail cadastrado, pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Do dia 30 de outubro a 19 de novembro, os candidatos pré-matriculados devem acessar a plataforma EaD (Ensino à Distância) da instituição ofertante para validar a matrícula e iniciar o curso.

O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que conta com cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. As aulas são ministradas por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidatam a ofertar os cursos de forma voluntária, sem receber, portanto, repasses financeiros do MEC.

“O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem papel fundamental no acesso do público mais vulnerável aos cursos Pronatec”, afirma o secretário de Cidadania, Airton Domingues de Souza.

“As ações do CRAS auxiliam o usuário a identificar seu interesse em relação aos cursos ofertados e a ter o suporte necessário para que ele possa concluir os cursos de sua escolha, ampliando suas oportunidades de inserção social e profissional”, completa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *