A tradição das bonecas mantida com sucesso

Otávio de Assis
Imprensa/Prefeitura

 Os socorrenses sabem muito bem a tradição mantida por décadas com a tradicional Barraca das Bonecas, umas das muitas atrações da festa de agosto, comemorativa, este ano do 186º aniversário de fundação da cidade, e do aniversário da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A Barraca das Bonecas tem sua história ligada ao Prof. Alcindo de Oliveira Santos, que trouxe a  ideia da cidade de São João da Boa Vista, no ano de 1950, quando esteve por lá. Gostou tanto do que viu e de seu propósito social, que trouxe a ideia para Socorro. Inicialmente a barraca das bonecas era organizada pela Igreja Católica e as bonecas vestidas por famílias, geralmente fieis à Igreja.

Tempos depois as bonecas foram transferidas em sua promoção, ao Fundo Social de Solidariedade do Município, com finalidade ajudar em suas campanhas assistenciais. E tem seguido por exatos 65 anos, sempre com absoluto sucesso.

A versão 2015 teve suas 32 bonecas rifadas de quarta-feira (12) a domingo (16) com a explosão de alegria do voluntariado do Fundo Social, que se empenharam durante dias no trabalho organizacional e na barraca através das vem das de rifas, que deram direito as bonecas ao vencedor do nome comprado. “Missão cumprida com gritos eufóricos”, ecoaram nas vozes do voluntariado, tão logo o Prefeito André Bozola fez a entrega da última boneca sorteada.

A esse sucesso “tem-se creditar a valiosa colaboração dos empresários do comércio e amigos de Socorro, religiosos e tradicionalistas, que mais uma vez ajudaram e patrocinaram as vestes das bonecas, cada um a seu critério, no estilo e na originalidade que desejaram, disse” André Bozola que agradeceu o público pela participação durante a festa e pelo incentivo ao Fundo Social, elogiou também o trabalho do voluntariado.

Estiveram atuando como parceiros na jornada 2015: Beiçola, Bom Jour, Arlemcar, Casa Primos, ACES, Açougue Ribessi, Terápica, Jesse Café, Clube do Algodão/Mogiana, Funerária Carvalho, Sabiá Seguros, Posto Cowboy, feira de Malhas, Moda Shopping, Campos dos Sonhos, Bete Bebê, Rimodas, Greicy, Novolar, Agro Zanesco, VC Feira de Malhas, Fofinho, Shimoda, Airton Pimenta, Miyashiro, União Sup., Toninho Tintas, Toninho Gás Revendedora Volkswagen, Imak, Priscila Lobo Doces, Maria Inês/Mian Baby Kids.

A arrecadação auferida pela venda das bonecas, se reverte nas mais diferentes ações  do Fundo Social de amparo a carentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *