Alunos de Serra Negra participam de atividades de sensibilização ambiental da Copaíba

No final do mês passado, a Copaíba realizou atividades de sensibilização ambiental com os alunos da Escola Estadual Profa. Franca Franchi, no Bairro da Serra, em Serra Negra/SP. Essas atividades fazem parte do projeto “Restauração Florestal de áreas ciliares na Bacia do Rio do Peixe em Serra Negra SP”, o qual está sendo realizado com recursos do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Contrato 127/2012- código 2011 MOGI 361), gerenciado pelo Comitê da Bacia do Rio Mogi Guaçu (CBH-MOGI).

O projeto de restauração florestal está sendo desenvolvido na propriedade Sítio da Serra, localizada no próprio bairro da Serra. Esse projeto tem como objetivo restaurar 5,09 hectares de áreas ciliares, através do plantio de 8.400 mudas nativas da Mata Atlântica no entorno de alguns córregos que passam pela propriedade. As mudas já foram plantadas há mais de um ano e hoje são acompanhadas pela equipe técnica da instituição que monitora a área e faz as ações de manutenção, como o controle de formiga e do capim que ainda estão presentes.

Visando complementar o trabalho de restauração florestal das matas ciliares e contribuir para a conservação dos recursos hídricos, é fundamental a participação e o envolvimento de toda a comunidade da microbacia. Por esse motivo, os alunos da escola estadual foram envolvidos nessas ações do projeto.

O encontro com os estudantes na escola teve como objetivo abordar a importância da restauração florestal para a conservação dos recursos hídricos. Participaram desse encontro aproximadamente 200 estudantes do Ensino Fundamental. A educadora ambiental Tatiana Novaes, que acompanhou as atividades, trabalhou com os alunos conceitos relacionados à mata ciliar e sua relação com a conservação da água. Por meio de apresentações e dinâmicas os alunos puderam compreender melhor o assunto. “Os estudantes ficaram surpresos ao visualizar os problemas ocasionados com a água devido à ausência da mata ciliar. Na dinâmica, ao compararmos uma área com floresta e uma sem proteção das matas, ficou nítida a diferença, e o mais interessante é que eles puderam vivenciar isso e tirar as próprias conclusões sobre a importância da mata ciliar”, comenta a educadora ambiental.

As ações do projeto “Restauração Florestal de áreas ciliares na Bacia do Rio do Peixe em Serra Negra SP” ainda continuam e outros projetos de restauração florestal estão sendo desenvolvidos na região. A Copaíba acredita que essas ações somadas a outras iniciativas de conservação ambiental contribuirão para a melhoria da qualidade ambiental da microbacia e também para a conservação da água na região.

Outros projetos que visam apoiar a restauração florestal estão em andamento. Os proprietários interessados em saber como garantir a manutenção e qualidade dos recursos naturais de sua propriedade podem entrar em contato com a Copaíba. A Copaíba atende de segunda à sexta das 8h às 17h e aos sábados de 8h ás 12h na Rodovia Capitão Barduino 788, Socorro-SP, pelo telefone (19) 3895-8382, e e-mail atendimento@copaíba.org.br.

Essas e outras atividades da Copaíba podem ser acompanhadas também pelo facebook/associacaoambientalistacopaiba e pelo site www.copaiba.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *