Biblioteca Municipal de Serra Negra recebe livros em braille e áudio-livros

A Biblioteca Municipal HIDELBRANDO SIQUEIRA, localizada na Praça XV de Novembro, s/n, Mercado Cultural, no centro de Serra Negra, passou a contar, desde o final de 2017, com uma Sala de Leitura em Braille. O espaço recebeu nesta quarta-feira (07), da Fundação Dorina Nowill para Cegos, do Rio de Janeiro, diversos exemplares de livros em Braille e áudio-livros disponíveis e já está em pleno funcionamento, aberta ao público de segunda a sexta, das 7h às 17h e fechada apenas no horário do almoço, das 12h30 às 13h30.

Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel em relevo. A Sala de Braille tem como responsável o bibliotecário Denilson Crepaldi, o idealizador do projeto e da conquista dos exemplares, que falou sobre a Biblioteca e o espaço Braille, “a função social de uma biblioteca pública é disponibilizar o acesso, o conhecimento e a informação aos cidadãos. Quando há um projeto desse porte, a biblioteca pública cumpre a sua função social de maneira completa. Ela justifica a sua existência”, salientou o bibliotecário e, disse ainda que, espera atender maior número de usuários com esse espaço diferenciado.

Hoje a biblioteca possui novos equipamentos no Espaço Braille, como impressora em Braille que imprime em relevo, Scaner com voz, equipamento acoplado ao computador para o uso da trilha Braille, monitor, lupa digital e outros suportes eletrônicos. A biblioteca abriga diversas atividades culturais, e já vem recebendo diariamente usuários com deficiência visual ou baixa visão.

Segundo o Prefeito Sidney Ferraresso, “o espaço deverá ser inaugurado em breve, como marco da importância, da acessibilidade e do fomento do livro e da leitura em braile àqueles munícipes com deficiência visual”, disse.

 Serviço

Espaço Braille – Biblioteca Hidelbrando Siqueira

Endereço: Praça XV de Novembro, s/n, Centro – Mercado Cultural Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. E das 12h30min. às 13h30.

(Fonte: Imprensa/Prefeitura de Serra Negra)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *