“Cidades Digitais” de Socorro será o primeiro a ser inaugurado no estado

Projeto do Ministério das Comunicações interliga prédios públicos e provê internet gratuita em três pontos da cidade

Rafael Pompeu
Imprensa/Prefeitura

Após ter sido a primeira cidade no estado de São Paulo a iniciar a implantação do “Cidades Digitais”, do Ministério das Comunicações, Socorro também será pioneira na inauguração do projeto.

A instalação da fibra de 16 km que interliga 20 prédios públicos, além de três pontos de acesso wi-fi gratuito à população, foi concluída recentemente pela empresa Petcom, licitada pelo Ministério.

Segundo Cleiton Dias, Gerente de Operações Regionais em São Paulo da Petcom, Socorro será a primeira cidade no estado a inaugurar o projeto. No próximo domingo de manhã, após ato cívico que celebrará o aniversário da cidade, será liberado na Praça da Matriz o acesso gratuito à internet via wi-fi. A Biblioteca Municipal, localizada no Palácio das Águias, e a rodoviária serão outros dois pontos onde serão oferecidos os acessos gratuitos.

“O projeto estará funcionando em caráter experimental até que o Ministério realize a visita técnica agendada para o dia 17 de agosto” – explica Rafael Pompeu, assessor de Comunicação e Tecnologia da Prefeitura, coordenador do projeto. Após a certificação da rede, pelo Ministério, a fibra será doada ao município, que pode ampliar sua cobertura e oferecer mais serviços à população.

“Gostaria de deixar o meu agradecimento a todos envolvidos no projeto, em especial o empenho da Divisão de Informática da Prefeitura, da Petcom e da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, que não mediram esforços para que esta implantação fosse concluída. Quem ganha com isso é a população socorrense” – conclui Pompeu.

Cidades Digitais

O projeto “Cidades Digitais” proporcionará ao município, além da implantação da fibra ótica, a instalação de sistemas administrativos conhecidos como “e-gov”, nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Estes sistemas trarão maior agilidade e melhor qualidade no atendimento à população, assim como na transparência pública.

Em função do “Cidades Digitais”, o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, irá destinar a Socorro vagas exclusivas para capacitar profissionais em manutenção de redes e sistemas, entre outros.

Foto: Henrique Cisman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *