Copaíba realiza vivências ambientais na formação dos jovens estudantes

Ter um aluno-problema em sala de aula é uma reclamação constante de diversos professores. E as atividades em meio à natureza podem mudar o comportamento desse aluno. Segundo o escritor e jornalista americano Richard Louv, especialista em desenvolvimento infantil e autor do livro “A Última Criança na Natureza”, o ser humano precisa de experiências na natureza. Ele argumenta e justifica que crianças em contato com a natureza melhoram o desempenho na escola e podem até reduzir os sintomas de distúrbio de déficit de atenção.

O especialista acredita que os seres humanos têm atração inata pela natureza. E que precisamos dessas experiências para nossa saúde mental e física. A pesquisa, a experiência e o bom-senso sugerem que nossa atração e necessidade de ambientes naturais e envolvimento com outras espécies são fundamentais para nossa saúde, nossa sobrevivência e nosso espírito. Essa conexão é parte de nossa humanidade.

“À medida que as crianças passam menos tempo em áreas naturais, seus sentidos ficam limitados, no sentido fisiológico e psicológico. Isso tem enormes consequências para as capacidades de a criança se autorregular. Isso reduz a riqueza das experiências humanas e contribui para uma condição, que eu chamo de transtorno de déficit de natureza”, comenta Louv em entrevista à Revista Época.

Nossas vidas agitadas e corridas, cercadas de tecnologias e facilidades podem nos manter mais afastados do contato direto com a natureza. As crianças, hoje, passam menos horas ao ar livre e, consequentemente, mais tempo confinadas em casa, no computador, celular, assistindo televisão ou jogando videogame – prejudicial ao seu desenvolvimento. 

É necessária e urgente essa reconexão com a natureza. E isso pode ser proporcionado através de vivências ambientais com os jovens e crianças.

Reconexão com a natureza – Vivências na Copaíba

As vivências oferecidas pela Copaíba têm esse objetivo, de aproximar os participantes com o meio natural, numa proposta de sensibilizá-los sobre a importância da conservação da natureza.

Essas atividades fazem parte do Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Sociambiental.

As escolas da região que tiverem interesse em participar das vivências podem entrar contato pelo telefone (19) 99953-8382 ou pelo e-mail: verdenovo@copaiba.org.br, ou ainda na sede da instituição, que fica no bairro da Pedra Branca/Visconde do Soutelo, em Socorro – SP.

(Fonte: Associação Ambientalista Copaíba)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *