Curso de capacitação do PAF no Sesi-SP de Jundiaí

Na quarta-feira, 14 de outubro, na sede do Sesi de Jundiaí, aconteceu a penúltima etapa mensal do curso de capacitação do PAF – Programa Atleta do Futuro, envolvendo os gestores, coordenadores e professores das secretarias e departamentos de esportes de diversas cidades do Circuito das Águas Paulista e RMC – Região Metropolitana de Campinas. Em Socorro o programa atende cerca de 200 crianças, envolvendo os alunos das escolinhas de futsal e basquete, coordenado pelo professor Paulo César Teixeira, através do convênio entre Sesi-SP, Prefeitura Municipal e a empresa Beth Bebê.  Segundo o diretor de esportes, Airton Benedito Domingues de Souza (Pimenta), “a intenção é renovar o contrato para o próximo ano de 2016, divido ao benefício e credibilidade do programa junto aos jovens atletas, em especial no trabalho realizado com moradores de comunidades carentes, citando o exemplo do bairro Jardim Santa Cruz, junto aos alunos da EM Prof. Eduardo Rodrigues de Carvalho”, declara Pimenta. Nesta penúltima etapa da capacitação do PAF, compareceram o professor Paulo César Teixeira, além do coordenador de esportes Maicon Liparini de Araújo.

Agora no próximo dia 22 de novembro, no Sesi/Amoreiras em Campinas acontece um festival, envolvendo todas as alunas do basquete feminino, inclusive entre as aprendizes do projeto social do Jardim Santa Cruz. Haverá premiação de medalhas e certificado de participação a todos envolvidos. O programa do PAF contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos, as atividades são organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária do publico alvo. Além da prática esportiva com professores capacitados, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Então, dos 11 aos 17 anos (caso de Socorro), os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais. Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *