Confira dicas de cuidados com a alimentação para ter um sono tranquilo

Segundo nutricionista, quem costuma comer itens muito pesados à noite acaba com mais dificuldades para dormir.

Muitas pessoas não desconfiam, porém os hábitos alimentares noturnos podem interferir na qualidade do sono. Quem costuma comer alimentos muito pesados à noite acaba tendo mais dificuldade para dormir do que quem faz uma refeição mais leve.

Para a nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), alguns alimentos parecem leves, mas, na realidade, não são.

“É o caso de bebidas que contêm cafeína, como o café, mate, chá preto e chá verde, usado muitas vezes para quem quer emagrecer por ser um termogênico”, alerta. De acordo com a nutricionista, um copo de leite morno pode ajudar para uma noite tranquila. “Quando temos falta de cálcio no organismo, o risco de insônia é muito maior”, explica a nutricionista.

Outros alimentos recomendados para comer à noite antes de cair no sono são o iogurte com um pouco de aveia ou granola, pão integral com uma fatia de queijo branco, frutas pouco gordurosas, além dos sucos naturais e os chás de camomila, erva-doce ou erva cidreira.

A dona de casa Denise Barbosa conta que, há alguns meses, começou a ter problemas para dormir. Por conta disso, ela mudou a alimentação e sempre escolhe algum tipo de erva para fazer um chá. “Geralmente, eu bebo algo como camomila e erva cidreira. Faço isso uns 30 minutos antes de me deitar. Isso me ajuda a relaxar e pegar no nosso mais rápido”, revela.

(Fonte: Portal do Governo de SP)

Compartilhe: