Guarda Civil Municipal de Socorro completa 35 anos

A Guarda Civil Municipal, ligada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura, completou 35 anos de atividade no dia 1º de março, data na qual também é celebrado o Dia do Guarda Municipal em Socorro, através da Lei Municipal nº 4151/2018, de autoria do vereador Willhams de Morais.

Criada pelo ex-prefeito Valdir Bortolasso, através da Lei Municipal nº 1862, de 6 de dezembro de 1984, a Guarda Civil Municipal iniciou suas atividades em 1º de março de 1985. Atualmente, a corporação conta com 63 agentes em atividade, sendo 54 homens e 9 mulheres. A admissão das agentes femininas teve início em 1994.

A Guarda Civil Municipal tem como comandante Osvaldo Brolezi e subcomandante Anselmo Ramos. Somente em 2019, a Guarda Civil Municipal realizou 3.668 atendimentos e segue como um dos serviços públicos municipais melhores avaliados pela população.

Durante a gestão do prefeito André Bozola, desde 2013, a frota da Guarda Civil Municipal foi totalmente renovada e ampliada, contando hoje com 15 veículos, sendo seis motos, quatro camionetes, duas minivans, um utilitário, um carro e a base móvel de monitoramento. Foi implantado o plano de carreira para os agentes, foram realizados treinamentos, houve aquisição de equipamentos de segurança e investimento na área de tecnologia, com instalação de novos equipamentos de informática, monitoramento e radiocomunicação. Recentemente, a corporação recebeu 60 novos coletes balísticos e dez escudos anti-tumulto.

Enquanto secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, de 2017 a 2020, o vereador Willhams de Morais coordenou a atuação da Guarda Civil Municipal e a implantação de equipes como o Grupo de Enfrentamento da Violência Doméstica – GEVID/SOS, Policiamento Ambiental e Rural – EQUIPAR e o Canil, que conta com quatro cachorros. O secretário se desligou da Prefeitura em 12 de fevereiro, para reassumir seu mandato de vereador na Câmara Municipal.

Para acionar a Guarda Civil Municipal, o munícipe deve ligar para algum dos números a seguir: 153, (19) 3895-1085, ou ainda o celular (19) 99949-6483 (não aceita chamadas por Whatsapp).

(Fonte: Comunicação/Prefeitura de Socorro)

 

Compartilhe: