O homem que virou suco é a atração do ‘Bate papo sobre Cinema’ no Ponto MIS

A edição deste sábado, #MisemCASA, teremos a exibição de um super clássico nacional: “O Homem que Virou Suco”, às 16h e nosso bate-papo às 18h terá a presença do diretor do filme e ex-ministro da cultura João Batista de Andrade, Luan Cardoso, produtor, diretor e roteirista, Bruno Cucio, produtor, professor e coordenador pedagógico do INC e de Julio Witer, agente do projeto cineclube SPCINE. Projeto integra a programação do #MISemCASA e promove, semanalmente, a exibição de filmes e bate-papo online.
Em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de

Socorro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, exibe, neste sábado (16), “O Homem que Virou Suco”.

Em O homem que virou suco (Dir. João Batista Andrade, Brasil, 1981, 90min 16 anos, Deraldo (José Dumont), escritor de cordel, paraibano recém-chegado a São Paulo, é confundido com o operário Severino, nordestino, que em um ato de revolta assassina o patrão a facadas. Sem documentos para comprovar sua identidade e perseguido pela polícia, Deraldo é obrigado a fugir do quarto que aluga e, com isso, inicia um percurso de desencontros enquanto sobrevive na metrópole. Forçado a abandonar a venda de seus poemas, passa por diversos lugares, de servente de um coronel paraibano a operário da construção civil. Na condição de migrante é submetido, apesar de fundamental para o desenvolvimento da cidade, a uma série de preconceitos e explorações. Ao término do filme, quase desesperançoso, ele finalmente encontra Severino e, após comprovar sua inocência, retoma a produção artística para escrever um cordel intitulado: O homem que virou suco, fazendo de sua carreira um poema de resistência da identidade nordestina.

As inscrições para a sessão serão abertas nesta quinta-feira (14), às 11h, via formulário online, https://docs.google.com/…/1FAIpQLSeqyTIBiHDUDc-y…/closedform
A inscrição não dá direito à participação, a equipe do MIS entrará em contato via e-mail para confirmar a participação. O bate-papo estará disponível no Youtube do MIS, às 18h e não é necessária inscrição.

Compartilhe: