O papel dos eventos de modo geral no Circuito das Águas Paulista

 

Por Helnes Resquioto

Já tratamos aqui, nesta coluna, a respeito da importância do turismo no fomento da economia na região do Circuito das Águas Paulista. E hoje quero destacar qual o papel dos eventos de modo geral no fomento do comércio.

Há duas semanas, um projeto em Socorro resolveu fechar as ruas centrais para o trânsito de veículos e promover atrações para os pedestres. O resultado foi uma expectativa positiva quanto a possibilidade do comércio, que normalmente não abre aos domingos, posso repensar nos dias do evento. Outros exemplos fazem parte deste cenário. Serra Negra realizou festival de inverno de aproximadamente 60 dias e agradou os empresários, sem contar a população.

Mas não apenas iniciativas do poder público podem incentivar o fomento do comércio através de eventos. A localização privilegiada do Circuito das Águas Paulista, a cerca de 180 km de dois dos principais centros da América Latina,  São Paulo e Campinas, somados a infraestrutura hoteleira da

região, permite a realização de diversos eventos que de forma direta e indireta fomentam o comércio e a economia das cidades.

Neste sentido, cabe ao poder público garantir a infraestrutura básica que promova segurança e logística, e à iniciativa privada apostar cada vez mais na qualificação e criatividade de seus serviços.  Ainda nos próximos meses o Circuito será palco de diversos eventos importantes. Um trabalho de regionalização, excelência no atendimento e diversificação de atrações e atrativos pode expandir e muito mais está vocação.

Helnes Resquioto é advogado e contabilista – Pós-graduando em Direito Público. Foi vereador de Lindoia (2006-2008 e 2009-2012) e atualmente é Secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura de Socorro (SP). Quinzenalmente apresenta pontos de vista a respeito do cotidiano, da administração pública e da política no jornal Tribuna das Águas e neste portal.

 Foto: Gérson Cordeiro | Videograph – Fabook Prefeitura de Serra Negra-SP

Compartilhe: