Projeto Verde Novo explica a importância do monitoramento de áreas restauradas para a formação de florestas

O Projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental há 9 anos vem restaurando a Mata Atlântica em parceria com proprietários da região. Só em 2019 foram restaurados 68 hectares de floresta, a recuperação dessas áreas é um trabalho lento e oneroso. Ainda assim, além de plantar é necessário cuidar e monitorar essas mudas, mesmo depois de muitos meses.

Para acompanhar de perto o desenvolvimento das mudas plantadas no campo, a equipe da Copaíba faz o monitoramento e a avaliação das áreas plantadas. É a partir daí que é possível analisar o andamento do processo de restauração florestal, se está tendo sucesso, se as mudas precisam de mais cuidados, e outras ações que podem ser feitas para acelerar a formação da floresta.

O monitoramento é contínuo, já a manutenção precisa ser feita, pelo menos nos dois primeiros anos depois do plantio das mudas. Logo após, os primeiros cuidados são a adubação, o controle de formigas cortadeiras, e o coroamento das mudas para eliminação do capim.

Para mais informações sobre o Verde Novo entre em contato pelo telefone (19) 9 9953-8382. Acompanhe essa e outras notícias no site www.copaiba.org.br.

(Fonte: Divulgação Oficial Copaíba)

Compartilhe: