Socorro conquista qualificação do Programa Município VerdeAzul

Prefeito de Bauru, o ambientalista Clodoaldo Gazzetta, Henrique Cézar, Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, Giulia Defendi, e o Coordenador do PMVA, José Walter

O Município de Socorro recebeu na quinta-feira, 11, na cidade de Bauru (SP), o certificado de qualificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Socorro foi uma das 164 cidades do Estado a conquistar o certificado e lidera o ranking no Circuito das Águas Paulista. Participaram do evento o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Henrique Cézar, representando o Prefeito André Bozola, e a Chefe do Serviço de Meio Ambiente, Giulia Defendi.

A qualificação é considerada uma prévia para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA as ações realizadas nas dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

De acordo com pontuações estabelecidas, os municípios são certificados ou não, tendo o direito de utilizar, caso atinja a pontuação mínima, a logomarca do Programa e assim agregar valor às transações.

“Na prática, conquistar a qualificação para mais um ciclo do Programa Município VerdeAzul significa que Socorro está trabalhando ativamente políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade, respeitando nosso compromisso com a qualidade de vida da população”, explica o Secretário Municipal, Henrique Cézar.

O Prefeito André Bozola celebrou a pré-certificação. “Isso mostra que estamos cumprindo com nossa responsabilidade de respeitar o meio ambiente, buscando ações que agreguem valor ao desenvolvimento econômico em nossa cidade, garantido a sustentabilidade necessária para preservar nossas riquezas naturais, também fonte de crescimento econômico”, ressalta o Prefeito.

Ações simples da população como plantios ou arborização das calçadas podem contribuir com a cidade no Programa. Para mais informações os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que fica localizada no Centro Administrativo Municipal, ou ainda entrar em contato pelo telefone (19) 3855-9677.

Compartilhe: