Terceira edição do #MisemCASA exibe clássico do movimento expressionista alemão

Projeto integra a programação do #MISemCASA e promove, semanalmente, a exibição de filmes e bate-papo online.

Em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Socorro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, exibe, neste sábado (11), o filme “O Gabinete do Dr. Caligari”, de 1920, na terceira edição do Pontos MIS – bate-papo de cinema.

A terceira edição do projeto homenageia o Expressionismo Alemão, com 100 anos do clássico considerado a grande obra do movimento expressionista alemão no cinema. O filme será exibido às 16h30, em parceria com a Pandora Filmes, durante uma sessão digital exclusiva com 100 vagas.

Após a mostra online do filme, às 18h, no canal YouTube do MIS, o público poderá conversar com Carlos Primati, jornalista, pesquisador e crítico de cinema, Paulo Biscaia, diretor, roteirista e editor de cinema e diretor e dramaturgo, e Marcelo Miranda, jornalista, crítico de cinema, pesquisador e programador, sobre o longa-metragem dirigido por Robert Wiene e escrito por Hans Janowitz e Carl Mayer.

Inscrições

As inscrições para a sessão serão abertas nesta quinta-feira (09), às 11h, via formulário online (https://bit.ly/34pzA1t). A inscrição não dá direito à participação, a equipe do MIS entrará em contato via e-mail para confirmar a participação. O bate-papo estará disponível no Youtube do MIS às 18h e não necessária inscrição.

Sinopse

O Gabinete do Dr Caligari (dir. Robert Wiene, 1920, Alemanha, 76min)

O gabinete do Dr. Caligari, filme do diretor Robert Wiene, inaugura e dá o tom do expressionismo alemão na história do cinema. O filme conta a história do Dr Caligari, um misterioso cientista e hipnotizador, que apresenta o sonâmbulo Cesare, que supostamente estaria dormindo há anos, em espaços públicos de um vilarejo holandês. A estética de fortes contrastes em preto e branco embala os mistérios de Cesare e os comandos funestos dados pelo seu mestre, Dr. Caligari.

Compartilhe: