Parceria com a USP traz alunos à Prefeitura para troca de conhecimento

Projeto universitário pretende colaborar com a administração em pequenos municípios

Imprensa/Prefeitura

A Prefeitura da Estância de Socorro recebeu na tarde de segunda-feira (13) a visita de 24 alunos e seis professores integrantes do projeto Unicidade, desenvolvido como extensão universitária no curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP).

O Unicidade consiste na integração entre a universidade e a gestão pública municipal a fim de que ambos tenham ganhos com a parceria: os alunos adquirem experiência prática no cotidiano da administração pública, enquanto as prefeituras recebem a contribuição de diagnósticos setoriais e a elaboração de planos e programas para o município.

Esta é a terceira vez que o Unicidade é aplicado (já passou por Itajobi e Santo Antônio do Pinhal). Socorro foi escolhido após o prefeito André Bozola participar da primeira etapa do programa em 2014, no projeto de extensão Prefeitos Paulistas, onde é feito um evento-entrevista com gestores municipais que se mostrem interessados na parceria.

Na prática, a visita consiste na realização de assistência técnica em pequenos municípios do estado de São Paulo, feita por alunos com a orientação de professores no período de uma semana. O grupo fica em Socorro até sábado à tarde.

Além da USP – 18 alunos e 4 professores –, em 2015 também participam do projeto as outras duas universidades estaduais, UNESP e UNICAMP, e também a ETEC/CEPAM (Escola Técnica/Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal). A coordenação do programa é do Prof. Fernando de Souza Coelho, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Após o período passado em Socorro, os alunos redigirão um relatório sob supervisão dos docentes, o qual será enviado para a Prefeitura com os apontamentos e conclusões obtidas.

DSC05194

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *