Profissionais da Estratégia de Saúde da Família participam de curso de capacitação

Cobertura do atendimento dobrou desde 2013 e objetivo é alcançar os 100%

Imprensa/Prefeitura

Em torno de 40 profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Socorro participam do curso introdutório de capacitação oferecido pelo Diretório Regional de Saúde de Campinas. A primeira reunião foi na manhã de sexta-feira (25) e os trabalhos seguem até o fim de novembro com encontros quinzenais.

Enfermeiros, dentistas, agentes comunitários e auxiliares, dentre outros, são os profissionais a quem o curso se destina com o objetivo de promover a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e a completa recuperação dos pacientes. O trabalho em equipe e a humanização do atendimento são temas que também serão debatidos.DSC07572

Para o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lopes, “o avanço da ESF em Socorro irá trazer resultados fundamentais para a população”. Do início da atual gestão até setembro de 2015, as equipes de ESF saltaram de 4 para 8 e a cobertura de atendimento evoluiu de 37,3% para 74% no mesmo período, segundo dados do Ministério da Saúde. “A meta é implantar mais equipes até 2016, atingindo os 100%”, afirma Lopes.

As palestrantes deste primeiro encontro do curso introdutório são as enfermeiras Deolinda Bueno e Juliana Soato. Representantes do Diretório Regional de Saúde de Campinas também acompanham o curso.

A Estratégia de Saúde da Família é um programa vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) com equipes responsáveis pelo acompanhamento de um número de famílias de uma determinada região, bairro ou comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *