Secretaria de Educação adota Projeto MPT na Escola

Otávio de Assis
Imprensa/Prefeitura

 Tendo como público alvo, crianças e adolescentes, o Projeto MPT na Escola se justifica pela necessidade social de combate ao trabalho infantil, já que prevenir e erradicar o trabalho infantil é um compromisso com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes. Diante de tal situação é necessário que se realize uma ação de conscientização nesse sentido. E a partir daí foi elaborado um plano de ação que possa atingir os alunos e toda a comunidade escolar.

De acordo com os coordenadores da Secretaria Municipal, o objetivo geral do Projeto MPT na Escola é o de sensibilizar a comunidade escolar e os diversos segmentos da sociedade em geral, sobre o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes, proporcionando reflexões e ações sobre o tema.

O Programa recebeu o nome de PETEC A – Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente e foi desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, com a participação dos órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Para o desenvolvimento da ação foram disponibilizados, material de apoio e orientação aos professores e a cartilha “Brincar, Estudar, Viver… Trabalhar só Quando Crescer”, para o trabalho com os alunos. O material de orientação traz sugestões para o desenvolvimento de atividades voltadas à literatura, artes visuais, artes cênicas e composição de músicas ou paródias, entre outras possibilidades que podem ser criadas e adaptadas pelo professor.

Os professores das Escolas do Campo e na escola do Rio do Peixe,  iniciaram o segundo semestre letivo de 2015, desenvolvendo esse programa, a partir da distribuição da cartilha, leitura e conversa sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *