Secretaria de Saúde realiza Campanha Bichos em Eliminação

Três mil estudantes entre crianças e adolescentes serão examinados nas escolas do Município

Otávio de Assis
Imprensa/Prefeitura

 

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da Estância de Socorro com a coordenação da Vigilância em Saúde, estará iniciando na segunda-feira, dia 24 de agosto, seguindo até o dia 24 de setembro, a Campanha “Bichos em Eliminação”, contra Hanseníase e Verminoses.

 A ação é determinada aos municípios contemplados pelo Ministério de Saúde e Secretarias de Saúde e Educação do Governo do Estado, visando eliminar a hanseníase e verminoses, parasitoses intestinais, mediante detecção precoce e posterior tratamento.

O público alvo da campanha são os estudantes de 5 a 14 anos, matriculados em escolas da rede pública municipal e estadual. Para tanto as equipes da Secretaria de Saúde com a Vigilância estão a campo, prontos para o início da campanha.

Existe uma coordenação entre Saúde/Vigilância e Educação no planejamento e na metodologia da ação determinada pelo Ministério da Saúde. “As orientações junto às escolas estão sendo realizadas, as enfermeiras dos PSF preparadas para o atendimento nas escolas próximas aos postos, e a divulgação junto as mídias efetuadas”, observa a Vigilância em Saúde do Município.

O esclarecimento vindo da Secretaria Municipal de Saúde, relata que hanseníase é uma doença representada por manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com alteração da sensibilidade térmica dolorosa e tátil. Outrora era conhecida como lepra.

E quanto as verminoses ou geohelmintíases, são parasitoses intestinais, sendo que os principais sintomas aparecem como cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço.

Os estudantes serão examinados em suas escolas pelos profissionais da área de saúde. Se constado manchas suspeitas, os estudantes serão encaminhados para confirmação de diagnóstico e realização do tratamento necessário.

E no caso de controle das verminoses, a estratégia utilizada será com administração de um comprimido mastigável de albendazol 400mg, em dose única. Ficarão livres dos vermes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *