Sítio dos Ipês completa mais de 20 mil mudas plantadas na margem do rio do Peixe

O Residencial Sítio dos Ipês, empresa amiga da Copaíba e parceira do Verde Novo, está finalizando a recuperação de 7,6 hectares de mata ciliar na propriedade, com o plantio de mais 4 mil mudas. Em 2014 foram plantadas 12.235 mudas e este ano soma-se 8.000, totalizando 20.235 mudas. Em área plantada isso representa mais de 7 campos oficiais de futebol na margem do rio do Peixe, principal rio da cidade de Socorro.

O Verde Novo, projeto patrocinado pela Petrobras, completou 171 mil mudas plantadas em 13 municípios das Bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, áreas de atuação da Instituição.

Segundo a bióloga e Coordenadora de Campo do Verde Novo Ana Paula Balderi, as mudas plantadas em 2014 já são árvores e estão fazendo a função de proteção do solo com um bom desenvolvimento na propriedade do Sítio dos Ipês, localizado no Bairro dos Cubas, ao lado da Rodoviária. A intenção desta recuperação, além da proteção de sua margem e contenção de erosão e assoreamento do rio, esta mata já formada tem a função de um corredor ecológico unindo remanescente de matas nativas, formando um fragmento maior de Mata Atlântica. Os corredores são faixas de vegetação que tem por objetivo ligar dois fragmentos florestais separados, possibilitando a troca genética entre espécies e a dispersão das sementes, colaborando com a conservação da biodiversidade.

Para um dos administradores do Sítio dos Ipês, Marcio de Oliveira Santos Filho, o plantio das mudas foi vislumbrado inicialmente com uma ação pontual de recuperação de área, mas com o desenvolvimento do trabalho percebeu-se que são tantos os benefícios do plantio (diversidade ecológica, recuperação da margem, contenção de erosão, isolamento natural, conservação da biodiversidade) que acabamos indo além do planejado.

Para mais informações ou interesse em recuperar sua propriedade, entre em contato pelo telefone (19) 3895-8382, pelo e-mail atendimento@copaiba.org.br ou na sede da Copaíba, localizada na Rodovia Capitão Barduino 788, Socorro-SP.

Montagem para matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *