Socorro recebe secretários de saúde da região para discutir assuntos referentes ao SAMU, AME e Dengue

Reunião também contou com representantes do Diretório Regional de Saúde

Imprensa/Prefeitura

Secretários municipais de saúde dos municípios da região de Bragança Paulista se reuniram na manhã de quarta-feira (07) no auditório do Centro Administrativo de Socorro para discutir alguns assuntos do setor. O encontro foi acompanhado pela articuladora de Atenção Básica do Diretório Regional de Saúde de Campinas, Amélia Keiko Samoto.

O principal foco da reunião foi a elaboração dos Planos de Intensificação e Contingência para o Controle e Prevenção da Dengue, o qual deve conter ações e recomendações conforme diretrizes do Programa Estadual de Vigilância e Controle de Dengue.

Cada município deve elaborar seu plano. Socorro já tem o seu pronto e agora está formando uma comissão para discutir as estratégias de execução das ações previstas. Durante a primavera e principalmente o verão, costuma haver grande aumento no número de casos da doença devido ao aumento da temperatura e aumento no volume das chuvas, fatores favoráveis à proliferação do mosquito transmissor.

Por isso, é esse período que requer maior cuidado da população, mantendo vasos de plantas sem água parada, caixas d’água vedadas, calhas limpas e outras ações preventivas.

Também foi discutida a perda de vagas dos municípios no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em razão do elevado número de ausências em consultas e exames agendados. Em Socorro, somente no mês de setembro foram 1.235 faltas.

Por fim, tratou-se da necessidade de renovação das frotas do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – e do modo como as unidades estão sendo utilizadas, pois ocorrências mais simples não necessitam desse tipo de procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *