Dezoito alunos do curso de Engenharia Civil da UNICAMP realizaram uma visita técnica ao programa de saneamento rural referência da cidade de Socorro. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura local, ofereceu aos estudantes uma imersão nos avanços e práticas inovadoras implementadas no Parque da Cidade e na Associação Ambientalista Copaíba.

No Parque da Cidade, o grupo teve a oportunidade de explorar o Tanque de Evapotranspiração, um sistema eficiente no tratamento do esgoto sanitário local. Na Associação Copaíba, os alunos visitaram instalações como o biodigestor, vermifiltro e os círculos de bananeira, que compõem parte das soluções adotadas pela associação.

Isabel Figueiredo, especialista em saneamento rural da CATI, conduziu a visita, enfatizando a importância de experiências práticas como a de Socorro. Segundo ela, o projeto socorrense se destaca ao integrar os três pilares do Saneamento Rural: tecnologia, educação e gestão.

Adriano Luiz Tonetti, professor responsável pela disciplina Saneamento de Pequenas Comunidades na UNICAMP, expressou sua satisfação com a experiência dos alunos, ressaltando que Socorro se tornou um exemplo no Estado de São Paulo. Ele destacou que a atividade proporcionou uma visão valiosa sobre os desafios e avanços no campo do saneamento rural no Brasil, com Socorro se destacando como uma comunidade que aceitou e enfrentou esse desafio de maneira exemplar.

Fonte: Prefeitura Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *