JS Digital

NÃO NASCE UM NOVO JORNAL; NASCE UM NOVO DESAFIO

Hoje não está nascendo um novo jornal. Os mais jovens podem não se recordar, mas em 12 de maio de 2001, um sábado, circulava a edição de nº 01 do Jornal de Socorro, um novo veículo de comunicação que pleiteava em seu primeiro Editorial a intenção de “contribuir com o aprofundamento das discussões de temas relevantes para a cidade, enquanto habitat de nossas vidas; e com a responsabilidade de contribuir com a formação cultural, educacional e social da coletividade”.

E por mais de uma década foi o que aconteceu. Ideias, em abundância, apresentadas para contribuir com a formação de opinião da sociedade socorrense. Mas os tempos eram outros, principalmente no quesito informação.

O surgimento de um novo veículo de informação naquele momento significava, além dos objetivos editoriais, um canal direto de informação com a população, em uma sociedade local que se informava basicamente através de jornal, rádio e o irresistível boca a boca.

Em 2024, OS DESAFIOS SÃO ABSOLUTAMENTE OUTROS.

Em uma sociedade adoecida em virtude do mal causado pelo vírus da desinformação, Jornal de Socorro, o VERDADEIRO JS, acredita poder contribuir com o equilíbrio de conteúdos ofertados à comunidade local, repudiando com veemência qualquer intenção de denegrir a imagem da cidade de Socorro.

Muito pelo contrário. Enaltecer Socorro, nossos personagens, nossas virtudes, nossas características, nossas superações, nossas perspectivas, nossas histórias, nossos desafios, enfim, nosso futuro, é algo que está bem sólido em nosso horizonte, independentemente de identidade política.

Esta publicação não se almeja se posicionar entre os hard news, aliás, nossa edição mensal buscará pautar novos pontos de vista da cidade e valorizar personagens, sempre de maneira aprofundada, reservando para o digital as atualizações que a velocidade da informação exige, separando opinião de informação, e quando tratar-se de notícia aplicar a ela as técnicas jornalísticas que se fazem necessárias.

E, por fim, esse espaço se empenhará no combate à “tal da desinformação”, muitas vezes disseminada nas redes de forma irresponsável, apresentando os pontos de vista necessários para que o cidadão se posicione de maneira consciente.

Bem-vindos de volta.

A EVOLUÇÃO DO JS AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS

A primeira edição do Jornal de Socorro foi lançada em 12 de maio de 2001, com o slogan “Agora Socorro tem Jornal – Jornal de Socorro”. O periódico, sob a direção do Jornalista Marco Antônio Pinheiro e do Professor Airton Benedito Domingues de Souza, tinha 12 páginas em formato padrão e era distribuído semanalmente, sendo as primeiras 12 edições distribuídas gratuitamente. Desde o início, contou com a participação de diversas personalidades da sociedade socorrense como colaboradores da chamada “Editoria do JS”.

Ao longo dos anos, novos diretores se uniram ao projeto, incluindo Heitor Cardoso, Francisco Bezerra, Iara Benatti, Valdir Bortolasso, Otávio de Assis, Alisson e Mariangela Oliveira, e Neusa Resquioto. O jornal também consolidou diversas colunas e seções entre os leitores, como Espaço Alternativo, Vamos Proseá, Papo de Anjo, Valorizando o Esporte, Arquivo Socorro, Espaço Sertanejo, Página Amiga, Chora o Pau, entre outros.

A partir de 2009, o Jornal de Socorro expandiu suas parcerias regionais e introduziu cadernos especiais voltados para cidades vizinhas, como o “Tribuna de Lindóia” e o “JS Regional”. Após um período de distribuição gratuita, a última edição semanal, a de número 735 – Ano XV, circulou em 24 de julho de 2015.

Em 15 de agosto do mesmo ano, ocorreu uma mudança significativa na vida do Jornal de Socorro, com o lançamento do JS Revista, uma publicação mensal em formato de revista com o objetivo de apresentar pautas contextualizadas e interpretadas de maneira mais profunda. O projeto teve 10 edições e foi encerrado em junho de 2016.

Desde então, o Jornal de Socorro continuou sua existência na internet, por meio de suas redes sociais, e agora está retomando sua história para fornecer conteúdo de qualidade para os socorrenses. O novo Jornal de Socorro impresso está em um formato de tabloide e conta com seis editorias: Opinião; Empreendedorismo & Agronegócio; Esportes; Giro pela Cidade; Cultura & Lazer; e Bem-estar. Além disso, a edição incluirá seções como Entrevistado da Vez, colunas e materiais indicados pela redação.

Na internet, os leitores do JS podem acessar as redes sociais (Facebook e Instagram) e o site do jornal para acompanhar as últimas notícias de forma frequente. As editorias online têm uma abrangência regional e nacional, trazendo informações que podem impactar os socorrenses de forma direta ou indireta. Os leitores são incentivados a participar e contribuir para a construção diária do Jornal de Socorro.

Março | Edição 736

Jornal de Socorro – MARÇO – Edição 736
Iniciar conversa pelo WhatsApp
1
Receba ou Envie Notícias
Olá👋! Estamos muito felizes em te receber aqui!
👉 Salve nosso contato para receber notícias direto em seu WhatsApp 📰
👉 Você pode nos enviar informações e notícias por este canal também.😀

Seja Bem -Vindo (a) ao Jornal de Socorro 📰💚