Na seção ‘Entrevista da Edição’, a equipe do Jornal de Socorro conversou com Chico Psicólogo sobre o aumento das doenças mentais após o período de pandemia, as características desses casos e também como as terapias complementares podem contribuir para a minimização desses efeitos.

Francisco de Assis da Silva Pinto, mais conhecido como Chico Psicólogo, é pedagogo, psicólogo clínico com pós-graduação em acupuntura e especialização em acupuntura estética. Foi fundador e atualmente é presidente do Grupo Ânnyma, entidade voltada para a promoção de terapias complementares, principalmente para os mais vulneráveis. Também já atuou como radialista e atualmente ministra cursos de pós-graduação na área de acupuntura.

Confira o bate papo:

Os casos de depressão aumentaram pós-COVID entre os seus pacientes?

O “estado” depressivo aumentou. Todos ficaram mais suscetíveis à impermanência da vida. A pandemia deixou a vida e a segurança das pessoas muito vulneráveis. Juntamente, o quadro de ansiedade generalizada também subiu muito, até pessoas que se reconheciam calmas passaram a desenvolver sintomas de ansiedade, o que poderá se tornar uma depressão.

Qual é o papel da internet na contribuição para a depressão, especialmente após a pandemia?

A grande maioria das pessoas passou a ficar mais tempo nas redes sociais e internet durante e pós pandemia. Uma vez que elas foram privadas do contato presencial, emigraram para a internet. Esse mundo não é real, as pessoas podem ser o que desejarem e mostrarem isso ao mundo. Ao mesmo tempo que se mostram segundo seu desejo, elas não podem atuar e nem sustentar esse mundo “inventado” por ela. Dessa forma, voltam constantemente para seu mundo real. Esse mundo é triste, pesado, solitário, decepcionante e frustrante. O choque entre o mundo virtual e real vai acarretar angústia, tristeza e vai aumentar ainda mais o vazio de suas vidas, gerando mais estados depressivos.

Quais são as características comuns desses casos?

Medo, insegurança, indecisão, melancolia, tristeza e desolação.

Quais são as principais características das doenças mentais atualmente?

Perda/diminuição da vontade de viver, aumento de medicamentos para dormir, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, desatenção e rebaixamento da vida social.

Existe uma correlação entre o hábito de reclamar excessivamente e o desenvolvimento ou agravamento da depressão?

A insatisfação, irritabilidade e falta de paciência são características da depressão. Quando isso se torna uma constante na vida da pessoa, pode se apresentar o início de quadro depressivo.

De que maneira as terapias complementares podem auxiliar no tratamento da depressão e de outras doenças mentais, e quais são seus benefícios em comparação com as abordagens tradicionais?

Elas têm sido uma valiosa contribuição, principalmente para as pessoas que buscam outro tipo de tratamento que não seja apenas o medicamentoso. Não tem efeito colateral, não causa dependência química, não é invasiva. Além de tratar e cuidar do paciente, elas ajudam a promover autoconhecimento. No tratamento medicamentoso não existe processo de humanização do paciente, apenas o diagnóstico e o consumo de medicação, que causa dependência e muitos efeitos colaterais. Já nas terapias complementares, o paciente pode começar um processo de auto recuperação de sua saúde, conscientização, aumento de sua autoestima, empoderamento de sua autoconfiança e dignidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa pelo WhatsApp
1
Receba ou Envie Notícias
Olá👋! Estamos muito felizes em te receber aqui!
👉 Salve nosso contato para receber notícias direto em seu WhatsApp 📰
👉 Você pode nos enviar informações e notícias por este canal também.😀

Seja Bem -Vindo (a) ao Jornal de Socorro 📰💚