Socorro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, se destacou no cenário nacional durante o IV Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA) realizado em Serra Negra, entre os dias 21 e 24 de novembro. O convite feito pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) permitiu que o município apresentasse seus cases bem-sucedidos em gestão ambiental, com foco especial em saneamento rural e compostagem de resíduos orgânicos.

Em duas palestras realizadas no último dia do evento, o secretário Tiago Sartori destacou a eficácia da prática de compostagem e as iniciativas inovadoras voltadas para a agricultura urbana e periurbana em Socorro. O modo de execução no município e os resultados econômicos gerados foram ressaltados, evidenciando como tais práticas ampliam a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. Além disso, o secretário abordou projetos que proporcionam a produção de alimentos saudáveis e a geração de renda para pequenos agricultores urbanos.

Outro ponto de destaque foi a palestra ministrada pelo biólogo Marcos A. Ribeiro Jr. sobre o programa municipal de saneamento rural. Com a recente instituição do Novo Marco do Saneamento Rural, a abordagem tornou-se crucial, e Socorro se destacou nesse contexto. Marcos ressaltou que as ações implementadas na cidade são referência no estado, motivando consultas e visitas técnicas de outros municípios em busca de orientação.

Tiago Sartori compartilhou sua satisfação ao afirmar que “o evento reconheceu, nacionalmente, as soluções executadas em Socorro para problemas complexos, como a gestão de resíduos sólidos, a agricultura urbana e periurbana, o saneamento rural e a inclusão social”.

O FBGA, que reuniu representantes do terceiro setor, empresas e instituições nacionais e internacionais, contou com a presença ilustre do embaixador da Índia, Sr. Suresh Reddy. Prefeitos, gestores e representantes de diversos entes federativos participaram ativamente do fórum, consolidando-o como um importante espaço de troca de conhecimento e experiências na área ambiental.

Fonte: Prefeitura de Socorro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *