A presença da Prefeitura de Socorro na “I Semana de Agroecologia de Nazaré Paulista” entre os dias 4 e 6 de outubro não passou despercebida. O evento, organizado pela CATI Regional de Bragança Paulista e Casa de Agricultura/Departamento de Agricultura de Nazaré Paulista, reuniu especialistas em agroecologia da região, e Socorro foi destaque.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Socorro, Tiago Sartori, foi convidado a compartilhar as bem-sucedidas experiências do município em agroecologia. Dentre as iniciativas elogiadas, o Programa Vira Adubo mereceu destaque. Esse programa transforma resíduos orgânicos e restos de poda urbana em composto orgânico. Em pouco mais de dois anos, mais de 200 toneladas de composto orgânico e 1.650m³ de restos de poda de árvores (MRF) foram doados a agricultores locais.

O apoio da Prefeitura às hortas urbanas agroecológicas, que produzem cerca de 400kg de alimentos mensalmente, sem o uso de produtos químicos, também foi elogiado por seu impacto na comunidade, gerando renda e segurança alimentar.

Além disso, as práticas inovadoras de saneamento rural implementadas em Socorro, beneficiando mais de 300 famílias na primeira fase do projeto e aproximadamente 500 famílias nas fases subsequentes, receberam reconhecimento.

Tiago enfatizou que Socorro está se tornando um exemplo de ações de agroecologia, com agricultores orgânicos certificados, feiras de produtores e programas de apoio aos produtores, consolidando sua posição como referência na área.

Fonte: `Prefeitura Municipal de Socorro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *