Evento acontece de 03 a 05 e de 08 a 12 de novembro no Teatro do Centro Cultural “Edmur Franco de Godoy”

O aguardado FESTHELP – Festival de Teatro de Socorro está de volta com sua terceira edição, trazendo uma programação diversificada e acessível para toda a comunidade. As apresentações acontecerão no Teatro do Centro Cultural “Edmur Franco de Godoy,” localizado na Rua XV de Novembro, número 210, durante os dias 03 a 05 e 08 a 12 de novembro. E a melhor notícia? A entrada é gratuita para todos.

O FESTHELP proporciona oito dias de imersão nas artes cênicas e conta com a participação de importantes grupos e companhias de teatro, tanto locais quanto de outras cidades e estados. O evento foi concebido para incentivar grupos teatrais profissionais, amadores e estudantes, promovendo a integração com outras formas de expressão artística, como literatura, música e dança.

Segundo Giuliana Macedo, atriz e dramaturga, representante do Núcleo de Teatro do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMUPC) e coorganizadora do evento, o FESTHELP visa abordar questões sociais, estimular o senso crítico e, ao mesmo tempo, proporcionar entretenimento. Ela ressalta que o teatro desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na consolidação das artes cênicas, além de ser uma salvaguarda da cultura local que merece ser preservada.

Os grupos participantes do festival receberão certificados, e os destaques em diversas categorias serão premiados com troféus. A edição deste ano oferecerá prêmios em dinheiro para os três melhores espetáculos, com a possibilidade de três menções honrosas atribuídas pelo júri técnico.

O corpo de jurados é composto por figuras renomadas da cena cultural de Socorro, incluindo o roteirista, escritor e diretor de filmes independentes Augusto Belluzzo, a professora de teatro, diretora de teatro, contadora de histórias, escritora e atriz de filmes independentes Elsa Farias, e o ator de teatro e cinema Luiz Peretto, todos da cidade.

O FESTHELP – Festival de Teatro de Socorro é uma realização do ICA – Instituto Cultura & Arte, COMUPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais e Secretaria de Cultura da Prefeitura de Socorro, com apoio cultural do ITC – Instituto Totem Cultural, Cia. Teatral Ciranda Mágica, Núcleo de Teatro de Socorro, Jornal O Município, Camping Valle das Águas, Socopisos – loja da Isabel e Sobradão Lanchonete e Restaurante.

A programação inclui uma série de apresentações que abrangem diversas faixas etárias e gostos:

03/11 – Sexta-feira

  • 19h20: Abertura com Dança do Ventre Tabla Wing por Hayfa (São Paulo/SP)
  • 19h30: Trupe Trem Teatro (Monte Sião/MG) apresenta “Café com Leite” – peça infanto-juvenil
  • 21h: Grupo Teatral Quebra-Perna (Socorro/SP) apresenta “A Festa das Flores” – peça infanto-juvenil

04/11 – Sábado

  • 14h: Workshop “Máscaras da Comédia Dell’Arte” com a atriz Cris Padilha no Teatro do Centro Cultural (vagas limitadas)
  • 19h30: Vidraça Cia. de Teatro (Mogi Mirim/SP) apresenta “Frida, Este Cadáver Ainda Vive!” (classificação: 10 anos)
  • 21h: Grandes Felinos Teatro (Caieiras/SP) apresenta “Os Anjos Te Dirão Não” (Classificação: 10 anos)

05/11 – Domingo

  • 14h: Workshop “Máscaras da Comédia Dell’Arte” com a atriz Cris Padilha no Teatro do Centro Cultural (vagas limitadas)
  • 18h: Cia. Mundo Mágico de Munhoz (Munhoz/MG) apresenta “Saltimbancos” – infantil
  • 19h30: Cia. ATA (Vinhedo/SP) apresenta “As Aventuras de Tomas” – infantil

08/11 – Quarta-feira

  • Programa Cultural “Escola no Teatro” – Cia. Teatral Ciranda Mágica (Socorro/SP) apresenta “O Gato de Botas” e “A Roupa Nova do Rei” – infantil (Inscrições para escolas: (19) 99859-7274)

09/11 – Quinta-feira

  • 19h30: Sarau Literário – “Estante Ambulante,” com a apresentação do artista, professor e escritor Nícolas Norato e vários escritores socorrenses no Teatro do Centro Cultural.

10/11 – Sexta-feira

  • 19h30: Grupo de Teatro A Turma Lá de Casa (Socorro/SP) apresenta “Um Tamanduá Maneta no Velório” (classificação: 10 anos)
  • 21h: Alexandre Zampieri (São Paulo/SP) apresenta “O Lenhador” (classificação livre)

11/11 – Sábado

  • 19h30: Grupo de Teatro A Turma Lá de Casa (Socorro/SP) apresenta “Tarja Preta: Até Quando Iremos Ignorar a Realidade?” (classificação: 16 anos)
  • 21h: Cia. Teatral Mistura de Gente (Sorocaba/SP) apresenta “Jogos na Hora da Sesta” (classificação: 16 anos)

12/11 – Domingo

  • 20h: Encerramento – Apresentação dos convidados e premiação. Performance da ária “The Music of the Night,” do Fantasma da Ópera, com o Tenor Hamilton Aragon e a Bailarina Mariana Ellen.

Fonte: Prefeitura de Socorro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *