Alerta meteorológico prevê mudanças climáticas significativas na região e Centro-Oeste

Um novo ciclone extratropical em formação próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina promete trazer chuva e ventos fortes para a região Sul do Brasil nos próximos dias. Embora não atue diretamente em São Paulo, a Climatempo alerta que o estado sentirá uma acentuada queda nas temperaturas, com máximas de 21ºC na quinta-feira (26), em contraste com os 33ºC registrados hoje.

No mês passado, a passagem de um ciclone extratropical resultou em tragédias, com 50 mortes. Desta vez, a principal preocupação é a frente fria associada ao ciclone, que deve causar temporais e ventanias intensas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

A MetSul ressalta que o risco de tempestades severas será particularmente alto no Centro-Oeste, onde as altas temperaturas persistem há mais de uma semana. Cuiabá, por exemplo, acumula oito dias com máximas em torno dos 40ºC.

A instabilidade se intensificará na metade da semana no Centro-Oeste e no Sudeste. Entre sexta-feira (27) e sábado (28), outra área de baixa pressão, atuando no Paraguai, deve causar uma nova rodada de chuvas fortes e temporais isolados, de acordo com a MetSul.

Para São Paulo, a Meteoblue prevê o retorno da chuva a partir de quarta-feira (25), juntamente com uma acentuada queda nas temperaturas a partir de quinta-feira (26). Entretanto, no sábado, as temperaturas devem se elevar novamente, marcando um período instável no clima paulista.

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *